Psicoterapia Corporal: Couraça e anéis de energia

Os estudos desenvolvidos por Wilhelm Reich demonstraram que os processos emocionais acontecem no corpo, mais especificamente nos músculos. Em decorrência desta observação, Reich fala que as nossas memórias emocionais estão ancoradas no corpo, nos músculos e tecidos. Na sua observação, a energia das emoções percorre pelo corpo e necessita de válvulas de entrada e de saída. O fluxo da energia circula por todo o corpo em forma de ondas pulsáteis de expansão e contração que vão de cima para baixo ventralmente e sobem pelas costas paralelamente à espinha dorsal. Se existe algum bloqueio, a estase, a energia não pode circular livremente. A energia bloqueada é como pântano que exala miasmas. A energia está sempre ligada nas estruturas biológicas, ou ela flui livremente ou ela está em estase. Reich fala que as nossas memórias emocionais estão ancoradas no corpo e a energia das emoções que percorre pelo corpo necessita de válvulas de entrada e de saída.

Os bloqueios ou estases ocorrem perpendicularmente à circulação da energia no corpo. Reich observou 7 anéis ou segmentos onde a energia pode ficar bloqueada no corpo são eles:

  • anel ocular– que compreende os olhos, testa, couro cabeludo, ouvidos e parte do nariz
  • anel oral– compreende a boca, maxilares e base da nuca
  • anel cervical– compreende o pescoço, ombros e músculos superiores
  • anel torácico– compreende o tórax
  • anel diafragmático– compreende o diafragma
  • anel abdominal– compreende o abdome e suas vísceras
  • anel pélvico– compreende a pelve, órgãos sexuais e músculos inferiores

A energia que fica estrangulada nestes anéis proporciona pouco movimento e/ou disfunções nestas regiões. É possível observar onde ocorre a estase no organismo pela tonicidade muscular dos segmentos. O tônus muscular é o reflexo do tônus celular. No próximo artigo abordo a relação das emoções com os segmentos.

Continue sua leitura no texto:

Léa Marcondes

Terapeuta especialista em Transição Cultural. Ajuda pessoas e famílias a se prepararem emocionalmente para uma mudança de país, ajustando o seu projeto de vida aos novos desafios. Também as acompanha para que enfrentem de forma mais saudável as adaptações na nova cultura, evitando que fiquem confusas, perdidas ou em depressão neste momento tão importante de suas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima